Hipocrisia

+A | -A


A Hipocrisia

O profeta (s.a.w.) disse:

“Os sinais de um hipócrita são três:

1-Quando fala mente
2-Quando promete não cumpre
3-Quando alguém o confia algo para guardar, ele trai.
(Não guarda como deve ser ou, então não devolve ao dono.)”

A hipocrisia é mostrar às pessoas o contrário daquilo que se tem no íntimo.

[…]O profeta Muhammad s.a.w. indica-nos, no hadice citado, as três características dos hipócritas. Por isso, ao virmos alguém mentir sempre, prometer coisas e não as cumprir, e burlar nas coisas que lho confiam, seremos levados a pensar logo nos sinais indicados pelo profeta Muhammad s.a.w. e devemos ter cuidado, porque a mentira cria problemas entre nós e é melhor estar-se longe dessa pessoa.

Cumprir e honrar os compromissos é uma qualidade virtuosa, por isso, ao se prometer algo a alguém ou um encontro nunca se deve faltar aos mesmos.

De entre os compromissos que temos, primeiro são os com Allah. Acordar de manhã cedo, cumprir os Salates no seu devido tempo, chegar à escola e/ou local de trabalho na hora fixa.

Tudo isto vai ajudar a ser uma pessoa respeitosa e respeitada na sociedade, a ganhar o amor das pessoas e tornar-te à confiado.

[…] Quando a hipocrisia penetra na estrutura de qualquer comunidade dominando os corações dos seus membros, então inevitavelmente a comunidade torna-se frágil e corrupta. Os que adoram a fama, eventualmente tornam-se fracos e concupiscentes a ponto de quererem a reputação a todo o custo. Enganando as pessoas, escondendo fatos e falando de modo a agradar a todos.

A sinceridade e honestidade são manifestações de consciência pura e são qualidades mais honráveis da vida. Essas qualidades são encontradas nos que possuem almas puras.

[…] Mahmud Bin Labid r.t.a. narra que o profeta s.a.w. disse: “A coisa que eu mais receio para vocês é o politeísmo (chirk) menor”. Então perguntaram-lhe o que é politeísmo menor. Ele respondeu que era a hipocrisia.
Relado de Ahmad Michkát

[…] Abu Huraiara r.t.a. narra que o profeta s.a.w. disse:
“Nos últimos tempos aparecerão homens que fraudulentamente utilizarão a religião para fins mundanos e vestirão peles de cordeiro em público para demonstrar dua mansidão. As suas línguas serão mais doces que o açúcar, mas os seus corações serão corações de lobos. Allah dirá: “Será que procuram enganar-Me? Eu juro pela Minha Majestade que enviarei tentações sobre esse tipo de gente que deixará confuso o homem inteligente dentre eles.
Relato de At-Tirmizi

1557
votar
Thanks!
An error occurred!

One thought on “Hipocrisia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *